• Tropicalismo

O Tropicalismo foi um movimento de ruptura que sacudiu o ambiente da música popular e da cultura brasileira entre 1967 e 1968. Seus participantes formaram um grande coletivo, cujos destaques foram os cantores-compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil, além das participações da cantora Gal Costa e do cantor-compositor Tom Zé, da banda Mutantes, e do maestro Rogério Duprat. A cantora Nara Leão e os letristas José Carlos Capinan e Torquato Neto completaram o grupo, que teve também o artista gráfico, compositor e poeta Rogério Duarte como um de seus principais mentores intelectuais.

 
Apresentação do grupo

_________________________________________________________________
 
• Músicas Sertanejas e Nordestinas

A música sertaneja é basicamente aquela que retrata a vida do homem do campo, a sua rotina, seus sentimentos. Hoje em dia, tal estilo musical vem ganhando cada vez mais o lugar no gosto das pessoas, principalmente entre os jovens, com o novo estilo em ascendência, o sertanejo universitário, com suas letras românticas.
Já a música nordestina, com o estilo contagiante do maracatu e do frevo tem como principal compositor Luiz Gonzaga, que contagiou toda a geração dos anos 60 e 70, com seu jeito contagiante de cantar e tocar sua famosa sanfona.

 
Apresentação do grupo
________________________________________________________


• A Jovem Guarda

Teve o seu auge na estréia em 1965 com o programa A Jovem Guarda, que era apresentado por: Roberto Carlos (Rei), Vanderléia (Ternurinha), Erasmo Carlos (Tremendão). Exibido pela Rede Record nas tardes de domingo, vários cantores se apresentavam divulgado o rock, influênciados pelos Beatles e Elvis Presley. Virou moda naquela época os homens vestirem roupas coloridas, botas com salto, cabelos compridos. E as mulheres usavam minissaias (escândalo naquela época) e botas de cano longo.



Apresentação do grupo
____________________________________________________


• Festivais de MPB


Os “Festivais de Música Popular Brasileira”, promovidos pela rede Record de televisão, durante a década de 60, foram marcantes em vários aspectos. Muito além de uma forma de entretenimento, os festivais criaram novos ídolos, novas linguagens, novas melodias e novos parâmetros para o cenário musical brasileiro. Mas uma análise apenas artística não é suficiente. Para mostrar a influência dos festivais, foram retratadas a intensa movimentação política que ocorreu naquela década, inclusive com um golpe militar em 1964, a expressão cultural de artistas, pensadores e estudantes e os movimentos musicais anteriores e simultâneos à era dos festivais. Uma análise dos quatro festivais exibidos pela rede Record e seus vencedores, ou seus maiores destaques, também foi feita, inclusive sobre a ação da censura no evento. E para conectar a era dos festivais ao período que o país vive atualmente, na música, na política e na cultura popular, o balanço geral do Brasil nessas áreas encerra a pesquisa, mostrando o que os artistas participantes trouxeram de original para a população e para a comunidade artística. Os festivais traduziram a necessidade comum de manifestação sobre os rumos que o país tomava em composições que uniam poesia e política.

 
Apresentação do grupo
____________________________________________________


• Músicas Contemporâneas
 
A música popular do Brasil vem se revigorando em seus vários movimentos, fortalecendo-se em sua evolução. Ganha dimensão maior em suas tendências naturais e verdadeiras e empobrece-se nas tendências artificiais, impostos e manipulados pela interferência da mídia mercantilista e irresponsável. O espaço do rádio e da televisão passou a ser comprado por artistas e gravadoras. O sucesso natural, acontecido pelo reconhecimento do povo a um artista e sua obra, cede lugar ao sucesso imposto, manipulado pelos meios de comunicação de massa.

 
Apresentação do Grupo
_____________________________________________________
 
                                                                                    Fim..'

Read More......
Posted in | |